AJC

Associação Juvenil de Ciência

“Divulgar a ciência de Jovens para Jovens” é a nossa missão desde 1987. Acreditamos que os jovens têm mais poder do que aparentam. A AJC é o exemplo disso: 31 anos depois a cumprir esta missão apenas com jovens. Os últimos anos foram indescritíveis, de um grupo de amigos a uma associação de impacto internacional. Todos os jovens que passaram pela AJC deixaram a sua marca e cimentaram os nossos princípios. O que nos espera nos próximos 31 anos? Diz-nos tu… o limite foram feitos para ser ultrapassados.

 

A nossa História

O I Encontro Juvenil de Ciência (EJC) realizou-se em Setembro de 1983 em Lisboa, e a sua organização inspirou-se num encontro similar que se realizava em Londres há já 27 anos, o “London International Youth Science Fortnight” (LIYSF). A ideia original da realização do EJC partiu de alguns elementos do grupo de participantes portugueses na 24ª LIYSF em 1982, cuja ida a Londres foi patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Com o III EJC, o grupo organizador dos EJC’s resolveu planear e desenvolver um projeto mais amplo: o Projeto “Encontro Juvenil de Ciência” (PEJC),com uma estrutura legalizada do tipo associativo, com a particularidade de ser o resultado de um estudo que permitia definir um funcionamento integrado de diversos setores de atividades e de pequenos projetos a realizar em diferentes locais do país.

Em Novembro de 1986, em Assembleia Geral do PEJC, este muda de nome e a “AJC” começa a nascer, sendo que a escritura da Associação Juvenil de Ciência é assinada a 16 de Março de 1987 (segunda feira) pelas 14.15h.

A nossa Identidade

A Associação Juvenil Ciência é muito mais que uma associação – é uma família e, tal como uma, está dividida em individualidades. A nossa divide-se em quatro: AJC NacionalAJC Internacional, AJC Verde, e AJC Social. Contudo, trabalhamos em conjunto, visto que todas as atividades da AJC são influenciadas por estas individualidades e sem elas não seria possível concretizar a nossa missão. 

A AJC Nacional engloba todas as atividades realizadas no nosso país. É a mais presente uma vez que somos uma associação criada em Portugal e dirigida para e por portugueses – e orgulhamo-nos disso. 

A AJC Internacional assenta na ideia da multiculturalidade. Tanto recebemos participantes internacionais nos nossos eventos, como levamos os nossos prodígios e os seus projetos às mais prestigiadas feiras internacionais de Ciência.

A AJC Verde e a AJC Social são os membros mais recentes da família, porém, são peças basilares, pois ajudam-nos a agir de forma mais consciente, quer com o ambiente, quer com a sociedade.

A AJC Verde torna as nossas atividades mais ecológicas através de medidas como a abolição de plásticos não recicláveis e a redução da emissão de gases de estufa.

A AJC Social permite-nos ser mais socialmente inclusivos, ao adaptar atividades e levá-las ao encontro de jovens que dificilmente teriam acesso à Ciência.

Por estas e outras razões queremos continuar a fazer crescer este projeto e acreditamos que os próximos anos vão ser ainda melhores.

Como costumamos dizer “a Associação Juvenil Ciência não se explica… sente-se!”

A Direção

Pedro Nunes

Presidente

Claudia Batista

Tesoureira

Gustavo Carvalho

Secretário

Mariana Garcia

Membro

João Francisco

Membro

Sofia Figueiredo

Membro

Diogo Ventura

Membro

Matilde Silva

Membro

Francisco Barba

Membro

Maria Costa

Membro

Assembleia Geral - Documentos

Estatutos

Estatutos gerais da AJC

Convocatória

Documento convocação Sócios - data a definir...

Convocatória

Documento convocação Sócios - data a definir...

Plano de Atividades

Documento modelo para proposta de atividades

Historial de Atividades

Mais informações brevemente… 

Contamos com a tua ajuda para reconstruir a nossa história. Se já fizeste parte da nossa história, clica no botão em baixo e contanos como foi.

Obrigado!